BREVE HISTÓRICO DA CAPOEIRA

A capoeira é uma arte marcial que na verdade é uma mistura de esporte, luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente acrobática. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

 

 

 

 

 

 

 

 
 


Sobre a Capoeira...

As tradições e a história africanas foram transmitidas e registradas mais no boca a boca que nos documentos históricos escritos. Pelo Decreto de 14 de Dezembro de 1890 do então Ministro de Fazenda Rui Barbosa toda a documentação referente à escravidão negra no Brasil foi mandada a queimar nos deixando pouco material para reconstituir a história. Mas se acredita que: 

Para colonizar o Brasil, colônia recém descoberta da América do Sul, os portugueses precisavam de mão de obra. Mão de obra suficiente para a construção do império e para os plantios de cana de açúcar, algodão, café e fumo. Após a fracassada tentativa de utilizar mão de obra indígena os portugueses trouxeram os primeiros escravos da África para o Brasil (meados do sec. XVI). Os negros eram aprisionados na África, trazidos em navios negreiros e vendidos em regime de completa escravidão. Ao tornar o negro escravo, suprimiam sua cultura, sua alma e torturavam. Interessavam-se  apenas pelo corpo, sua força de trabalho.
 
A capoeira nasce neste período, uma forma de resistência dos escravos negros, um instrumento de libertação contra um sistema dominante e opressor, a busca da liberdade por uma raça escravizada e mal tratada por seu colonizador.

Nas fugas para os quilombos resultou de extrema utilidade para lutar contra os capitães do mato. Estes recebiam ordens para capturar o maior número de escravos vivos, sem inutilizá-los para o trabalho forçado. Assim, os escravos refugiavam-se nas matas e capoeiras e defendiam-se com tal destreza e violência que muitas vezes debandavam os soldados que pretendiam agarrá-los. Foi assim que se espalhou a fama do “jogo da capoeira”.

Nas senzalas era praticada nos raros momentos de folga e para que os senhores não desconfiassem de que aquilo era um combate, aliaram aos golpes a ginga e a música inerente em sua alma.

Nas cidades, inicialmente, era nas festas populares que os capoeiras se encontravam. Era onde podiam relaxar do trabalho forçado, das torturas e esquecer sua condição de escravo, assim, era comum vê-los fazendo arruaças pouco se importando de estarem perturbando.

Com o passar do tempo aumenta a fama de lutador do capoeirista, vestindo-se de maneira particular, chapéu de lado e argola na orelha eram capazes de fazer grandes desordens em segundos e conseguir escapar ilesos, o capoeira se oferece mercenariamente para assassinatos e emboscadas e passa também a ser usado pelos políticos como capangas e são temidos até pela própria polícia.

De 1865 a 1870 acontece a guerra do Paraguai, onde muitos capoeiras são enviados para a frente de batalha e voltam como heróis pelo sangue frio e astúcia que demonstraram nos campos de batalha.

Nesta época a capoeiragem encontra-se em seu apogeu. No Rio de Janeiro, Recife e Salvador foram as principais cidades onde a capoeira proliferou.

Identificados como criminosos profissionais, o nome capoeira é associado ao malandro, desordeiro, ladrão.

Com a chegada da República, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, pressionado pela crescente onda de criminalidade, inicia uma campanha de combate à capoeira.

Qualquer indivíduo que fosse encontrado praticando capoeira era sumariamente recolhido à ilha Trindade (Fernando de Noronha) para trabalhos forcados. O código penal de 1890 previa de 2 a 6 meses de prisão celular aos praticantes dos exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação de capoeiragem.

Esta situação vai se arrastando até 1932 quando Mestre Bimba tira a capoeira das ruas e a coloca nas academias, onde os ensinamentos são aprimorados e as exibições começam a ser vistas por camadas sociais superiores.

Assim, a história da capoeira passa por transformações profundas. A classe média e a burguesia correm para as academias, a princípio para assistir e depois para aprender e praticar.

 

Daí, a 9 de julho de 1937 o governo oficializa a capoeira dando a Mestre Bimba um registro para sua academia. Um status social superior invade as academias afugentando aqueles capoeiras conhecidos por desordeiros. Os que resistem e continuam a frequentar se esforçam para se enquadrar no novo perfil que a capoeira toma.

Assim, inicia-se sua ascenção socio-cultural, voltando ao cenário cultural, está presente na música, nas artes plásticas, na literatura, nos palcos. Antes, uma atividade praticada quase que exclusivamente por homens, passa a ser praticada também por mulheres e crianças.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1973 é reconhecida oficialmente como esporte nacional.  Daí em diante não para de crescer e se expandir adquirindo cada vez mais adeptos de todas as raças e camadas sociais do Brasil e de todo o mundo.

 
 


                                                                Cronologia

• 1548 – Inicia a imigração forçada de escravos africanos para o Brasil.
• 1577 - Primeiro registro do vocábulo Capoeira na língua portuguesa:Pe.Padre Fernão Cardim (SJ), na obra: " Do Clima e da Terra do Brasil". Conotação: vegetação secundária, roça abandonada.
• 1640 - Início das invasões holandesas.Desorganização social do litoral brasileiro.Evasão dos escravos africanos para o interior do Brasil.Aculturação afro-indígena.Organização de centenas de quilombos.Surgem as expressões:" negros das capoeiras","negros capoeiras" e "capoeiras".
• 1712 – Primeiro registro escrito do termo capoeira, no Vocabulário Português e Latino, do Padre D. Rafael Bluteau, seu significado contudo não se refere à luta.
• 1770 - A mais antiga referência de capoeira enquanto forma de luta. "Segundo os melhores cronistas, data a capoeiragem é de 1770, quando para cá andou o Vice-Rei Marquês do Lavradio. Dizem eles também que o primeiro capoeira foi um tenente chamado João Moreira, homem rixento, motivo porque o povo o apelidava de 'amotinado'.Viam os negros escravos como o 'amotinado' se defendia quando eram atacados por 4 ou 5 homens, e aprenderam seus movimentos, aperfeiçando-os e desdobrando-os em outros e dando a cada um seu próprio nome" (Edmundo 1951)
• 25 de Abril de 1789 - Primeira menção da capoeira em registros policias na prisão de Adão, pardo, escravo, acusado de ser "capoeira",. [Nireu Cavalcanti, "O Capoeira", Jornal do Brasil, 15/11/1999, citando do códice 24, Tribunal da Relação, livro 10, Arquivo Nacional, Rio de Janeiro]
• 1809 – D. João VI criou a Guarda Real de Polícia, para seu chefe foi nomeado o major Nunes Vidigal. Persegidor notório de capoeristas, o major Vidigal era por si só um exímio capoerista.
• 1813 – Antonio de Moraes Silva acrescenta o termo capoeira no Diccionario da Lingua Portugueza composto originalmente pelo Padre D. Rafael Bluteau.
• 1821 – Carta da Comissão Militar do Rio de Janeiro enviada para Carlos Frederico de Paula, Ministro da Guerra, requisitando o retorno dos castigos aos capoeiristas.
• 1821 - Decisão de 31 de outubro: determinou sobre a execução de castigos corporais em praças públicas a todos os negros chamados capoeiras.
• 1821 - Decisão de 05 de novembro: determinou providências que deveriam ser tomadas contra os negros capoeiras na cidade do Rio de Janeiro.
• 1822 - Decisão de 06 de janeiro: mandava castigar com açoites os escravos capoeiras presos em flagrante delito.
• 1824 - Decisão de 28 de maio: dava providências sobre os negros denominados capoeiras.
• 1824 - Decisão de 14 de agosto: mandava empregar nas obras do dique os negros capoeiras presos em desordem, cessando as penas de açoites.
• 1824 - Decisão de 13 de setembro: declara que a portaria de número 30 do mês de agosto compreende somente escravos capoeiras.
• 1824 - Decisão de 09 de outubro: declara que os escravos presos por capoeiras devem sofrer, além da pena de três meses de trabalho, o castigo de duzentos açoites.
• 1826 - O artista francês Jean Baptiste Debret retrata um tocador de berimbau em "Joueur d'Uruncungo".
• 1828 – O capoeiras sempre tidos como marginais e desordeiros ajudando a conter a Revolta dos Mercenários.
• 1835 – Pela primeira vez é retratado o jogo de capoeira pelo alemão Johann Moritz Rugendas no livro Voyage Pittoresque dans le Brésil com as gravuras "JOGAR CAPOEIRA ou Danse de la guerre" e "SAN SALVADOR".
• 13 de Maio de 1888 - A Princesa Isabel decreta a Lei Áurea abolindo a escravatura no Brasil.
• 1890 - Apesar dos capoeristas terem um papel heróico na Revolta dos Mercenários e na Guerra do Paraguai, o Governo Republicano instaurado em 1889 continuou a política de repressão à Capoeira do período Imperal, e em 1890 editou um decreto criminalizando a prática da Capoeira.
• 1932 - Mestre Bimba funda a primeira academia oficial de capoeira.
• 1941 - Mestre Pastinha funda a primeira academia oficial de Angola.
• 1949 - Mestre Bimba leva alguns alunos à São Paulo para competir com outras lutas. Na década de 1950, Mestre Bimba viajou vários estados apresentando a capoeira. Começa a expansão da capoeira baiana pelo território brasileiro.
• 1953 - Em Salvador, Mestre Bimba e seu alunos se apresentam no Palacio do Governo para o governador da Bahia Juracy Magalhães e o presidente da República Getúlio Vargas. Getúlio teria dito então: "a única colaboração autenticamente brasileira à educação física, devendo ser considerada a nossa luta nacional".
• 1966 - Mestre Pastinha leva uma comitiva de capoeiristas ao Premier Festival International des Arts Nègres, em Dakar. A capoeira começa a expandir para o mundo.
• 1967 - Mestre Suassuna funda o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro em São Paulo e é considerado um dos maiores difundidores da capoeira internacionalmente. Grupo Cordão de Ouro